domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos abre ritos da Páscoa

Para os católicos, começa hoje o período mais importante do calendário da Igreja. A celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa inicia com o Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal do filho de Deus em Jerusalém. Segundo o evangelho de Mateus “Uma grande multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; outros cortaram ramos de árvores e espalharam-nos pelo caminho. As multidões, que iam à frente e atrás de Jesus, gritavam: Hosana ao filho de David! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto do céu!” (cap. 19, v 8 e 9).



Na entrada, segundo o presidente da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil, o padre José Maria Ribeiro, Jesus foi recebido como um rei por todo o povo de Jerusalém. “Hosana significa viva, bravo, uma saudação para as pessoas importantes, como os reis. Os ramos nas mãos completavam aquela alegria de quem estava acolhendo Jesus. Esse também é o significado para nós católicos, que celebramos nesse domingo a chegada de Jesus em nossas vidas. É a renovação do sinal de esperança que deve haver no coração de todos os cristãos católicos”, explicou.
A celebração mais tradicional de Belém é a realizada na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, que começa com Benção dos Ramos na Comunidade Sagrada Família, no bairro do Umarizal. De lá, os fiéis seguem procissão até a Basílica, onde às 10h inicia a missa de Ramos. “Nós oferecemos os ramos aos fieis. Também é uma tradição dos Guardas da Santa, que passam o sábado retirando as palmas de açaizeiros de um sítio em Benfica, que pertence a um dos membros da guarda”, disse o pároco da Basílica, o padre José Ramos.
A advogada Gisele da Silva, de 36 anos, há três anos não deixa de participar da missa de Ramos. Para ela, é um momento de refletir a mensagem deixada por Jesus. “Devemos pensar em como Jesus se sacrificou por nós. Por isso, devemos olhar com paixão, carinho e piedade para o nosso próximo, assim como ele nos ensinou. Por isso, eu acho muito importante vir a essa missa que marca o começo da Semana Santa”, opinou.
A celebração de Ramos também é uma data muito importante para a alagoana Regina Tenório, de 50 anos. Esse domingo marca também a primeira vez que ela vai assistir à missa na Basílica. “Acompanhei durante toda a semana a programação que antecipou a Semana Santa aqui. Essa igreja tem um significado muito importante para mim. Me tornei devota de Nossa Senhora e alcancei uma grande graça com ela. Eu estou muito ansiosa para a missa de Ramos, que para mim representa a entrada redentora de Jesus em nossas vidas”, disse.
O padre Ramos explica que a recepção festiva de Jesus em Jerusalém foi um falso alarme, as pessoas o viam como um líder político. “O povo achava que Jesus era o grande líder político que iria ajudar a resolver o problema deles. O povo vivia sobre o domínio e a opressão dos romanos”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário