quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Professores apontam falhas no resultado do PSS

O resultado do Processo de Seleção Simplificado (PSS) para a contratação de pessoal para atuar em vagas temporárias em escolas paranaenses gerou várias reclamações e indignação por parte de muitos professores. O resultado da classificação foi divulgado na tarde de segunda-feira (17), mas em decorrência de uma pane no sistema, a maioria dos candidatos só conseguiu acessar os dados na manhã do dia seguinte. Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação (Seed), 447.013 candidatos se inscreveram no processo.
Os professores melhores classificados no PSS são chamados pelos núcleos para ocuparem vagas que sobraram no estado. Eles são convidados depois de todos os profissionais efetivos terem sido confirmados nos cargos. No início desta semana, foram nomeados 2.342 professores aprovados em concurso realizado em 2007.
A professora, Marisa Souza Plath, de Apucarana, região Norte do estado, conta que participa do PSS há 19 anos. Segundo ela, os dados referentes à titulação, como graduação e especialização, não teriam sido computados pelo sistema, por conta de um problema na página ocorrido no dia 29 de dezembro. “O sistema só validou o meu tempo de serviço”, reclama. Para ela, uma possível falha no programa, que teria durado até o dia 3 de janeiro, teria apagado algumas informações dos candidatos.
A professora diz que sempre ficou em primeiro lugar no PSS em sua área de atuação, e que nesse processo apareceu na 140º colocação. “Como entrei na classificação só com o tempo de serviço?”, questiona. Ela garante que está acostumada a preencher a ficha de inscrição e não admite ter cometido erros ao validar as informações cadastradas.
Um outro professor não quis ser identificado conta que entrou com recurso questionando sua classificação. “Em 2007, quando tinha terminado minha graduação fiquei em 23º. Agora, com três anos de atuação, especialização e finalizando um mestrado fui para a 34º”. Ele diz que não encontrou dificuldades ao preencher a ficha de inscrição. “O edital foi praticamente igual ao do ano passado”, justifica.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, afirma que recebeu muitas reclamações dos professores e que o problema foi levado ao vice-governador do Paraná e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, na manhã desta quarta. “Identificamos que houve algum problema no resultado final e solicitamos para que os professores possam corrigir seus pontos no sistema”, diz. Para ela, é impossível que cerca de 3 mil pessoas - que já estavam cadastradas no sistema do Estado - tenham errado ao preencher o formulário.
Segundo Marlei, o sindicato solicitou que o problema fosse resolvido diretamente no sistema. “A secretaria se propôs a rever todos os recursos impetrados”, garante. Na opinião da presidente da APP, este número deve passar de 5 mil. Nesta quinta, representantes do sindicato terão uma nova reunião na Seed para discutir o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário