quarta-feira, 23 de março de 2011

PF faz operação em 8 Estados dentre eles no Paraná contra roubo de cargas

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram, na manhã desta terça-feira (22), 28 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão preventiva e 17 de condução coercitiva em oito Estados. A operação Lixa tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada no roubo de caminhões e cargas. Até por volta das 11h30, cerca de 35 veículos pesados haviam sido apreendidos, segundo a PF.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Sumaré, Mogi Mirim, Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista e Paulínia, em São Paulo; Ponta Grossa, no Paraná; Lages, em Santa Catarina; Paranaíba, em Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba, em Minas Gerais; Inhumas e Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; e Xinguara, no Pará.
A operação foi comandada pela PF de Campinas e os dados sobre a ação foram apresentados em coletiva que ocorreu em São Paulo. Os 28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 12 dos 14 mandados de prisão preventiva também foram realizados. O órgão não informou quantos mandados de condução coercitiva foram cumpridos.
Em Ponta Grossa, houve o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e de um mandado de busca e apreensão. Uma pessoa de 42 anos foi presa. Ela tinha um mandado de prisão em aberto e estava de posse de um revóvler calibre 38 sem registro e seis munições. Durante as buscas foram apreendidos quatro automóveis, documentos diversos, marcadores alfanuméricos em aço destinados a adulteração de chassi e agregados veiculares, placas em alumínio com gabaritos para a marcação de chassis e placas veiculares.
Anteriormente, a PF de São Paulo havia informado que duas pessoas haviam sido presas em Ponta Grossa.
Caso
A PF iniciou a investigação há cerca de um ano e meio e foi apurado o envolvimento desta organização criminosa em roubos, receptação de cargas, caminhões e carretas, bem como na confecção de sinais identificadores falsos e no aliciamento de servidores do Detran para fornecimento de informações de veículos para clonagem de veículos e para inserção clandestina de dados de veículos com adulteração de chassis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário