segunda-feira, 28 de março de 2011

PR confirma 10.ª morte por dengue; Em Londrina, número de casos cresce 20%

O Paraná confirmou nesta segunda-feira (28) o décimo caso de morte provocada por dengue neste ano. O número de pessoas contaminadas também subiu. Só em Londrina, foram 449 novos registros na última semana. Neste ano, a cidade já confirmou 2.534 casos da doença. Os dados são do boletim, divulgado na manhã desta segunda-feira (28), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Os municípios de Londrina, Foz do Iguaçu (626), Cornélio Procópio (622) e Jacarezinho (577) concentram 76,7% dos 5.684 do Paraná.
As confirmações da última semana representa um crescimento de 21,5% da ocorrência da doença na cidade. Com mais de 2,5 mil casos, Londrina continua sendo a cidade com o maior registro da doença no estado.
No boletim desta segunda, as cidades de Assaí, Santa Fé, Matelândia e Goioerê também passaram a ser consideradas de alto risco de uma epidemia. Continuam na lista: São Miguel do Iguaçu, Florestópolis, Astorga, Cambé, Leópolis, Bela Vista do Paraíso, Maripá, Medianeira, Marialva, Paiçandu, Cascavel e Sarandi.
A Sesa confirmou mais uma morte por dengue no Paraná. Desta vez, em Cornélio Procópio, Norte do estado. De acordo com o novo boletim, dez pessoas morreram em decorrência da doença. As mortes foram registradas em Jacarezinho (5), Londrina (2), Cornélio Procópio (1), Carlópolis (1) e Cambará (1).
Informações ao MP
Termina nesta segunda-feira (28) o prazo estipulado pelo Ministério Público para que o Município explique porque a Vigilância Sanitária de Londrina só autuou três pessoas, neste ano, por reincidência de focos da dengue em suas propriedades. Em 2010, com um número de casos de dengue bem menor que os 2.085 casos confirmados neste ano, 23 pessoas foram multadas e processadas criminalmente por permitir a proliferação do vetor da doença.
O promotor de Defesa da Saúde Pública, Paulo Tavares, disse que a argumentação de defesa do Município terá que ser convincente para evitar uma ação de improbidade administrativa.
No entanto, pelas palavras do prefeito Barbosa Neto (PDT), no domingo (27), a prefeitura não deve multar ninguém. “Com todo respeito ao MP, tem lei municipal para quem não cumpre com as suas determinações de evitar focos da dengue. Agora eles querem que multem essas pessoas, principalmente, os recicladores. Isso não irá acontecer enquanto eu estiver na prefeitura”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário