quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Londrina confirma primeira morte por dengue no Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (16) a primeira morte por Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) em Londrina. Três casos estavam sendo investigados pelo município. Um deles foi descartado e outro ainda aguarda resultado de exames. Esta é a primeira morte pela doença registrada no Paraná.
A vítima seria uma mulher de 64 anos, moradora da região leste da cidade, que vive uma epidemia de dengue e concentra o maior número de casos confirmados da doença. Ela faleceu no final do mês de janeiro depois de receber atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM), Hospital Zona Norte e Hospital Evangélico, onde ficou internada na unidade de terapia intensiva (UTI) até ir a óbito.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Olympia, a senhora, que não teve o nome divulgado, era cardiopata e tinha outros problemas de saúde. Os outros dois casos investigados são de uma mulher de 40 anos, que teria recebido o diagnóstico de dengue, mas rejeitado atendimento médico no Hospital da Zona Sul. Ela faleceu no dia 4 deste mês.
Ana Olympia informou que a confirmação da morte pela doença ainda depende de análises. Ela não deu um prazo para a divulgação do resultado. A morte de um homem de 53 anos por dengue, que também estava sendo investigada, foi descartada pela Secretaria de Saúde.
Além dos três casos investigados em Londrina, o município de Jacarezinho aguarda resultados de análises para confirmar ou não um óbito pela doença. O chefe da 19º Regional de Saúde de Jacarezinho, Antonio Carlos Setti, não soube dar um prazo para que o resultado seja divulgado.
Números da doença
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (14), o Paraná já confirmou 922 casos de dengue este ano. Já são 7.158 notificações pela doença.
Em Londrina, os números saltaram de 275 para 426 confirmações. O município se mantém na primeira posição em relação ao número de casos registrados no Estado. Foram 2.650 notificações da doença, três casos de dengue hemorrágica e 15 de dengue com complicação.
Esta semana, o Hospital Universitário (HU) confirmou mais um caso de dengue hemorrágica. Trata-se de uma senhora de 64 anos, que está internada em estado grave e isolada no setor de Moléstias Infecciosas (MI) do hospital. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, nesta quarta-feira (16), a mulher permanecia entubada e inconsciente. Ela corre riscos de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário