quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Gado Jersey em Godoy Moreira

 
Visando melhorar a qualidade do rebanho leiteiro do Município, os produtores, de leite de Godoy Moreira em parceria com a Prefeitura Municipal, fizeram uma excursão até a Estância Penteado próximo de Paranavaí.   

Nesta Propriedade o rebanho leiteiro é da raça Jersey, raça rústica- apelidada de casco de ferro, com boa relação de custo beneficio (come 15% menos e produz 1% a mais de gordura)  com fêmeas que produzem até 40 litros de leite ao dia, animais que em área muito pequena no sistema rotacionado de pastagens, proporcionam uma grande produtividade.

Os produtores ficaram muito animados e confiantes com a possibilidade de trazer para o município a raça Jersey. Uma vez que nossa economia é 75% proveniente da pecuária.  aí está uma boa oportunidade de renda para nossos produtores de leite.

O agricultor e produtor de leite José Antonio Cães, (mais conhecido como bicoco) disse que vai ser o primeiro a trazer uma ou mais vacas Jersey para Godoy Moreira.  Ele acredita no potencial destes animais. Disse ele com estas palavras: ´´Cara, tenho muitos anos de lida com gado, e nunca tive a oportunidade de ver a maravilha que é a produtividade destas vacas``.

O Vice-Prefeito José Gonçalves, que acompanhou a caravana de produtores, também ficou muito confiante em ajudar a trazer esta raça de animais para nosso município. Com aval do Prefeito Primis de Oliveira, que não mede esforços para dar apoio aos nossos munícipes.

Destacamos também o empenho do Veterinário da Prefeitura, o Dr. Urias Neto, que incentivou os produtores de leite a buscar uma nova alternativa para a melhoria da qualidade e quantidade de leite a ser produzida por hectare de terra.

O trabalho do responsável pela Emater no município, Alzemiro Nei rech, que também acompanhou os produtores, ficou evidenciado, uma vez que ele vem atuando não só nesta área mas também em crédito rural, assistência em tomate de estufa e maracujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário