Quatro usinas paranaenses deram início nesta semana à safra 2011/2012 da cana-de-açúcar no Estado. Até o fim de março, outras dez devem retomar a produção. Com o fim da entressafra, a expectativa do setor é de redução do preço do etanol (álcool combustível) nas bombas dos autopostos de todo o Paraná, após semanas consecutivas de altas no preço do litro do biocombustível.
Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) feito em Maringá entre os dias 21 e 26 de fevereiro mostra que o preço médio do etanol está em R$ 1,933, reflexo da entressafra da cana, que fez o preço do produto nas usinas subir 20% na comparação com novembro de
2010.
Alta tão expressiva fez com que o combustível perdesse a vantagem sobre o litro da gasolina. Na média, o preço do etanol equivale a 72,3% do custo da gasolina para o consumidor final. Para especialistas, quando essa proporção é superior a 70%, o álcool deixa de ser vantajoso, principalmente por sua menor autonomia em comparação ao derivado do petróleo.
Regularidade
No entendimento da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), o preço pago hoje ao litro do combustível que sai da usina, de R$ 1,21, conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP) é praticamente o mesmo cobrado em janeiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário